Indique a página por e-mail

Terceira Idade faz a festa no São João

Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Arte e Cultura
São João em Caruaru Terceira Idade

A Terceira Idade não fica pra trás mesmo! Surpreende positivamente, mostrando que pra curtir a vida não tem idade basta querer. Uma turma curtiu o tradicional Arraial da Terceira Idade que  aconteceu, no Polo das Quadrilhas, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Segundo os organizadores, estiveram presentes dois mil idosos, além de grupos vindos de 15 cidades do estado.

A festa já é uma tradição no calendário junino do Melhor São João do Mundo, há 16 anos. Com muito xote e forró cerca de 2 mil idosos se divertem no clima dos festejos juninos, em grande estilo. Se caracterizam de matutos e assumem a temática da festa.

A recepção da festa ficou por conta do cantor João do Pife e as senhoras do Grupo Moisés,do Centro Social São José do Monte embalados por muito forró pé-de-serra.

“Nossa festa começa, aqui, em Caruaru, com esse São João lindo e que todos os anos não perdemos por nada. Depois finalizamos os festejos com o Trem do Forró, em julho”, afirma Luzilene Ferreira, da cidade de Pombos, que veio junto com um grupo de 30 idosos, da Quadrilha Idosos na Roça.

O encontro, terá o tradicional show do cantor Kinho Ramalho e Banda que promete não deixar ninguém parado ao som do triângulo e zabumba. E assim como todo arraial que se preze, a festa teve direito a noivo e noiva, e até mesmo rei e rainha do milho, personagens incorporados pelo casal Maria da Paz, de 66 anos, e José Sebastião, de 72.

 

‘Setentões’ aprendem forró e sonham em tocar no São João

sao joao terceira idadeQuem disse que há idade para aprender a tocar forró? Em Caruaru (PE), são muitas as escolas de música com turmas formadas exclusivamente por idosos – pessoas que, apesar de terem chegado à terceira idade, resolvem se arriscar numa sala de aula e demonstram que têm talento e energia de sobra.

Há cursos para vários gostos. É possível aprender a tocar triângulo, zabumba ou até mesmo o pífano (instrumento parecido com a flauta transversal).

O destaque, na cidade pernambucana em que o São João é tradicionalíssimo, são as aulas ministradas no Centro Social São José do Monte, com sede no bairro São Francisco. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que, entre outros trabalhos sociais, oferece aulas gratuitas para moradores de comunidades pobres. As aulas de pífano, por exemplo, são ministradas duas vezes por semana, e envolvem um grupo de 20 idosos.

O professor é bastante conhecido no Nordeste: João Alfredo Marques dos Santos, de 70 anos, conhecido popularmente como “João do Pife”. Tem 60 anos de carreira e já se apresentou em festivais realizados na Inglaterra, na Suíça, na Alemanha, no Canadá e nos Estados Unidos (em três oportunidades).

João do Pife define o esforço dos idosos para aprender a tocar forró como algo “estimulante”. “O exemplo deles me dá confiança para continuar acreditando na minha arte. Há 16 anos dou aulas para pessoas dessa idade, e é algo que faço com muita satisfação”, afirma.

Entre as alunas está Angelina Serafim, de 75 anos, que garante não perder uma aula sequer. “É algo muito divertido. São iniciativas como esta que me dão ainda mais prazer em viver”, diz ela, que demonstra desenvoltura ao manusear os instrumentos.

A professora de música Lurdes Andrade, de 69 anos, aprendeu a tocar os primeiros instrumentos aos 10, e desde os 14 ensina música. Ela destaca que a maioria dos alunos é da terceira idade. “Não há idade para aprender. Tenho um aluno de 90 anos que está aprendendo sanfona, e que garante que ainda vai se apresentar no São João de Caruaru”, revela.

 

E aí você também curte o São João, as comidas típicas, o forró?

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:

Na sua cidade, tem festa Junina também? Sua dica é importante para a diversão de todos. Escreva abaixo e compartilhe!!

Comentarios
Equipe Terceira Idade

facebookgoogle plus

Terceira idade, melhor idade ou idoso. Aqui, não importa como você gosta de ser chamado, desde que o conteúdo seja do seu agrado. Gostou do que publicamos? Deixe o seu comentário acima.


Tags:

Conheça os destaques em nosso site

Imagem: Shutterstock
Música traz benefícios físicos e mentais para a saúde dos idosos
Salvador
O jeito manso inesquecível
Imagem: Shutterstock
Suécia é o melhor país para envelhecer
Imagem: Shutterstock
O assunto é… DEMÊNCIA!

Receba nosso conteúdo em seu e-mail: