Indique a página por e-mail

Os benefícios da Reeducação Postural Global (RPG)

Postado por: Dra. Rochelle Martins | Em: Vivendo com Saúde
reeducação postural idosos

Engana-se quem pensa que a Reeducação Postural Global (RPG) é um método que só se aplica aos adolescentes e adultos jovens. Sim, os idosos também podem se beneficiar dos resultados oferecidos por esse tratamento fisioterapêutico nas mais variadas limitações e necessidades que o processo do envelhecimento trás para nós, seres humanos.

Além das dores frequentes nas articulações, o idoso sofre com limitações de movimento, alterações posturais, dificuldade de manter o equilíbrio, alteração na coordenação motora, diminuição na força e flexibilidade dos músculos, rigidez das articulações, dificuldade de locomoção, etc. Todas esses problemas interferem no bem estar geral do idoso e muitas vezes estão associados a outras patologias importantes como diabetes, cardiopatias, doenças renais, doenças respiratórias, artrose, problemas de visão e outros. Para suprir as deficiências causadas pelos fatores acima citados, o idoso incorpora uma postura completamente alterada, mas que pode ser aos poucos corrigida, respeitando as compensações que são inerentes ao envelhecimento.

Clique aqui para encontrar um profissional que trabalhe com Reeducação Postural Global.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da Fisioterapia que avalia e trata os pacientes de forma individual, respeitando as particularidades de cada organismo e buscando as causas que originam os problemas, atuando nesses casos sob dois aspectos: o estático e o dinâmico. O estático tem o intuito de corrigir ou melhorar as alterações posturais tais como hipercifose torácica (“corcunda”), semi-flexão dos joelhos e anteriorização da cabeça, alongando e relaxando os músculos que promovem essas alterações e associando esse trabalho a respiração que por sua vez também atua no aumento da capacidade respiratória, ajudando na reexpansão do pulmão. O aspecto dinâmico trabalha visando melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, ajudando na realização de movimentos do dia a dia de forma mais independente e segura, como andar, sentar, deitar, levantar, movimentar os braços e a cabeça, etc.

Com todos esse benefícios na melhora da funcionalidade do corpo de maneira geral, a Reeducação Postural Global (RPG) ainda atinge aspectos psicológicos, promovendo um bem estar e aumento na auto estima dos idosos que percebem melhora na estética da sua postura e na auto confiança para as atividades diárias, com menor dependência da ajuda de outras pessoas e menor medo de quedas. É comum ouvir pacientes da Terceira Idade após poucas sessões de Reeducação Postural Global (RPG) relatando que se sentem mais elegantes, mais independentes, com menos dores e desconfortos físicos e tudo isso repercutindo na melhora da sua vida social e até profissional daqueles que ainda estão desenvolvendo algum tipo de trabalho.

 

COMO ENCONTRAR UM PROFISSIONAL DA RPG?

Existe um website que reúne profissionais qualificados para trabalhar a Reeducação Postural Global (RPG). Todos os profissionais cadastrados são reconhecidos e aprovados pelo criador do método, o Prof. Philippe Souchard. Acesse aqui a listagem de profissionais e encontre um em sua cidade.

 

Veja o quadro evolutivo de um paciente após sessões de Reeducação Postural Global (RPG):

reeducação postural global

 

• Encontre um profissional de RPG. Clique aqui para ver uma lista com mais de 240 profissionais no Brasil todo.

rpg-idoso-03

Comentarios

Rochelle Martins é fisioterapeuta RPGista formada pelo Método Souchard em 2000. Atua em uma clínica em Fortaleza/CE e colabora com o site da Terceira Idade em textos relacionados a Fisioterapia, Saúde e Bem-Estar.

Tags:

Conheça os destaques em nosso site

voluntario-rio-2016
Seja voluntário nas Olimpíadas Rio 2016 [Última chance para participar]
atividades-para-idosos
Atividades para idosos em São Paulo – Circuito Maior Idade
envelhecimento-brasil
Envelhecimento no Brasil – Os desafios da nova sociedade idosa
Imagem: Shutterstock
Casa Segura: Como prevenir quedas
publico-idoso-internet
O público idoso na internet: Conheça mais sobre eles – Infográfico

Receba nosso conteúdo em seu e-mail: